O Projeto Roda Moinho concluiu, no início do mês outubro, a primeira oficina artesanatos, a partir do aproveitamento de resíduos sólidos (tecidos e espumas), doados pela Portal Colchões. Durante as aulas, mulheres da Comunidade Divino Espírito Santo aprenderam a confeccionar almofadas, tapetes, bolsas e outros objetos de decoração. O material será exposto e vendidos durante feiras e exposições, organizadas pelo Ponto de Cultura Cone Sul Plural. O valor arrecadado, será revertido na confecção de novas peças.
O Ponto de Cultura Cone Sul Plural é uma iniciativa do Grupo Beija-Flor Direitos Humanos e Desenvolvimento Sócio-Cultural, um organização não governamental, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Vilhena - Rondônia.
Ponto de Cultura incentiva o artesanato Indígena
O Ponto de Cultura Cone Sul Plural tem intensificado as ações para a promoção e valorização de artefactos indigenas. Com o objetivo de resgatar antigas tradições, remanecentes das etnias Mamaindê e Sabanê, pertencentes à Nação Nambiquara, estão sendo incentivados a produzirem brincos, colares, pulseiras e cestarias a partir de fibras e sementes amazônicas. Percebe-se a alegria, nas faces de índios idosos, quando observam a capacidade de produção dos mais novos.
Ponto de Cultura Cone Sul Plural em contato com alguns Indíos
O Ponto de Cultura Cone Sul Plural, em contato com alguns índios das Etnias Sabanê e Mamaindê, moradores de aldeias localizadas próximo da cidade de Vilhena.
Atráves desses contatos o Ponto de Cultura firma parceria com o objetivo de juntos repensar estratégias de resgate e manutenção de suas culturas.
Para o Cacique da Aldeia Sabanê o Ponto Cultura Cone Sul Plural vem para ajudar a comunidade à resgatar a sua história, suas tradições e cultura e para nós do Ponto é uma satisfação opotunizar condições para que isto ocorra.
Ponto de Cultura Cone Sul Plural firma parceria com o Projeto Roda Moinho
O Ponto de Cultura Cone Sul Pural firmou parceria com o Projeto Roda Moinho. O Projeto Roda Moinho é uma iniciativa da Igreja Católica e Pastoral da Criança, em Vilhena, é desenvolvido pela Comunidade Divino Espírito Santo do Bairro Alto Alegre.
O Roda Moinho realiza, de segunda à sexta-feira, uma série de atividades com famílias da comunidade. Entre ações de produção de artesanato, apartir de resíduos sólidos, o Roda Moinho, inicia os dias com distribuição leite e pães de soja, disponibilizados pela Prefeitura de Vilhena.
A pareceria firmada com o Ponto de Cultura oportuniza a realização de oficinas de produção de bolsas, tapetes, almofadas e outros obsejetos decorativos.
Assinar:
Postagens (Atom)